Projeto União pelo Sangue

A iniciativa da coleta seletiva de sangue em Santa Catarina, surgiu da necessidade de reposição de estoque de sangue, conforme a necessidade que um determinado Hemocentro precisa, diante disso, um grupo de voluntários do município de Caçador, conhecendo a realidade dos bancos de sangue, idealizou algumas ações para buscar doadores com tipagens que estivessem em falta num determinado período. Dessa forma, esse grupo de voluntários, sob a coordenação do graduando Pedro da Costa Nogueira e com o apoio de várias entidades do município de Caçador, criaram o projeto Doe Vida. Este projeto teve início em julho de 2018, no município de Caçador, após sua aprovação por meio do Edital Proex 16/2018 de apoio ao protagonismo discente, a proposta contou com a mentoria de Anna Carolina de Oliveira Mendes do IFSC Campus Caçador.

Nos primeiros meses de trabalho, foi realizado um trabalho de contextualização sobre a realidade da cidade e buscas de entidades locais que já tivessem algum tipo de contato com campanhas passadas de doação de sangue. Também foram realizadas visitas técnicas aos hemocentros de Joaçaba e Blumenau com objetivo de compreender o algumas estratégias de captação de doadores de sangue em alguns Hemocentros em Santa Catarina. A partir desses contatos, foi elaborada uma pesquisa de caráter tanto qualitativo, quanto quantitativa, sendo que os dados foram levantados por meio de um questionário embutido dentro de dez mil panfletos, distribuídos e coletados pela cidade com o apoio de todas as entidades parceiras: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), BPW (Associação de Mulheres de Negócios e profissionais), Hospital Maicé, a Prefeitura de Caçador e os Postos de Saúde.

As 1388 respostas computadas abriram a possibilidade de desenvolver gráficos para guiar o andamento do projeto, como por exemplo, uma das perguntas que questionava se a pessoa se tornaria doadora de sangue obteve 1227 respostas positivas afirmando que sim, isso se tornou um grande indicador que provou que os cidadãos de Caçador e região apoiam essa causa. Esses dados foram apresentados para o deputado federal presente na cidade, a câmara dos vereadores, a Instituição Federal de Santa Catarina e ao HEMOSC de Joaçaba.

Após todo o movimento gerado na região, foram organizados encontros pontuais entre as entidades a frente da pesquisa e profissionais da área da saúde, a fim de consolidar os próximos passos do projeto e promover uma iniciativa inédita até aquele momento e que viria a se chamar “Coleta Seletiva de Sangue”.

Com isso, foram realizadas diversas campanhas de conscientização da doação de sangue em Caçador, explicando detalhes para a comunidade sobre a importância dessa nova proposta e o papel de cada um, bem como separando todos os potenciais doadores do banco de dados levantados na pesquisa anterior, utilizando filtros disponíveis no excel.

A partir disso, a comunidade foi acionada tendo uma grande mobilização após a divulgação na cidade sobre o evento que seria realizado. Diante disso, o Hemocentro organizou o local para a realização da Coleta com todos os requisitos técnicos da Vigilância Sanitária e entrou em contato com os doadores cadastrados até aquele momento por parte do grupo de voluntários, bem como agendou o horário da Coleta do Sangue através do setor de captação de doadores do serviço de Hemoterapia. O evento foi um grande sucesso, sendo coletadas 38 bolsas de sangue, ajudando de maneira significativa o reforço no estoque de sangue dessa tipagem nos Hemocentros da região. O projeto não parou por aí e no ano de 2020 ocorreram mais 2 coletas seletivas, totalizando mais de 100 bolsas "O" negativo coletadas e sendo salvas várias vidas com essas ações.

O projeto, agora intitulado como “União pelo Sangue”, segue com uma proposta de expandir seus conhecimentos e promover coletas seletivas para outras cidades de Santa Catarina, contando com o apoio de entidades das mais diversas regiões do Estado, sendo que neste momento a equipe a frente do “Doe Vida” conta com a mentoria do Lúcio Galvão Mendes, e os graduandos Pedro Da Costa Nogueira, e Katielly Vianna Polkowski.


Menções honrosas a todos os voluntários:

  • Anna Carolina de Oliveira Mendes - Professora EBTT Biologia - Fundação Osório-RJ;

  • Edilene Schmucker Fernandes - Presidente da BPW;

  • Janaina Albanese - Gerente Assistencial do Hospital Maicé;

  • Katielly Vianna Polkowski - Graduanda de Engenharia de Produção;

  • Lúcio Galvão Mendes - Professor EBTT - Engenharia de Produção do IFSC;

  • Maicon Eduardo Bortoluz - Diretor do Hemocentro Regional de Joaçaba;

  • Neide Trento Yoshida - Diretora Geral da APAE;

  • Pedro da Costa Nogueira - Graduando de Engenharia de Produção;

  • Silmara de Moraes - Diretora Pedagógica da APAE.