O que é a coleta seletiva de sangue?

No contexto atual, a busca por doadores de sangue requer um esforço muito grande por parte dos Hemocentros e dependem muito do voluntariado e disponibilidade do doador. Com objetivo de auxiliar nesta situação, o grupo de voluntários da Cidade de Caçador desenvolveu uma iniciativa de auxiliar o Hemocentro na busca de candidatos a doação de sangue com tipagem O negativo, ou seja, a coleta seletiva de sangue. De maneira simplificada, a coleta seletiva consiste em convocar doadores com tipagem sanguínea específica, de acordo com a necessidade de estoque em Bancos de Sangue num determinado momento. Essa proposta difere em algumas particularidades das campanhas normais, devido a grande participação da comunidade na busca dos candidatos a doação de sangue, podendo ser divididas em quatro momentos essenciais, ou 4Cs (Conscientização, Cadastro, Contato, e Coleta):


  • Conscientização: A comunidade e/ou doadores de sangue em geral devem sempre entender a importância da doação de sangue, bem como a coleta seletiva, ou seja, por que está sendo coletado apenas uma ou algumas tipagens sanguíneas em determinado momento e as demais não estarem sendo convocadas. Este processo de esclarecimento é muito importante para garantir o sucesso das campanhas de busca de doadores. Diante disso, representantes de entidades locais devem se unir e conscientizar a comunidade por meio da informação e esclarecimentos técnicos do assunto.

  • Cadastro: Essa é uma etapa estratégica para o processo, pois é através dessa rotina que se registram informações de quem tem interesse em fazer a doação. Esse trabalho é desenvolvido por meio da coordenação de lideranças voluntárias de um determinado local, realizando um levantamento de pessoas que desejam doar sangue, onde os dados são registrados numa plataforma online (site). Esse canal de comunicação é amplamente divulgado para atingir o maior número de pessoas possíveis como mídias tradicionais, redes sociais e entidades.

  • Contato: A partir da necessidade de reposição de estoque de sangue de alguma tipagem específica por parte de algum Hemocentro, os voluntários podem ser acionados pelo serviço de captação do Hemocentro para auxiliar na busca de novos doadores de sangue e/ou mobilizarem aqueles já envolvidos anteriormente. Nesta etapa, o Hemocentro definirá o local ou cidade para realizar um evento de coleta externa e poderá contar com auxílio dos voluntários do Coleta Seletiva de Sangue. Este suporte poderá se dar por meio do contato com os interessados em fazer a doação cadastrados no site, mas que nunca doaram sangue, e para candidatos que já fizeram uma ou mais doações, o contato é feito direto com o serviço de captação do Hemocentro, pois já estão cadastrados naquele serviço. Para esses candidatos novos, os voluntários filtram os dados via plataforma de cadastro online, e informam ao Hemocentro a relação para agendar a doação caso seja necessário selecionar mais candidatos para o evento de Coleta Externa. O agendamento do candidato para o evento da coleta externa é sempre feita pelo Hemocentro, sendo ele o responsável do processo junto ao doador.

  • Coleta: No dia da coleta propriamente dita, os voluntários podem auxiliar na recepção dos candidatos a doação no dia do evento e/ou suporte para alguma atividade conforme solicitada pela equipe técnica do Hemocentro.