Sobre

O que é a coleta seletiva de sangue?

De maneira simplificada, a coleta seletiva consiste em convocar doadores com tipagem sanguínea específica, de acordo com a necessidade de estoque em Bancos de Sangue num determinado momento. Essa proposta difere em algumas particularidades das campanhas normais, devido a grande participação da comunidade na busca dos candidatos a doação de sangue.

Projeto União pelo Sangue

A iniciativa da coleta seletiva de sangue em Santa Catarina, surgiu da necessidade de reposição de estoque de sangue, conforme a necessidade que um determinado Hemocentro precisa, diante disso, um grupo de voluntários do município de Caçador, conhecendo a realidade dos bancos de sangue, idealizou algumas ações para buscar doadores com tipagens que estivessem em falta num determinado período.

Como promover uma coleta seletiva na minha cidade

A coleta seletiva difere em algumas particularidades das campanhas de doação de sangue, devido a grande participação da comunidade nas etapas da coleta, sendo estas divididas em quatro momentos essenciais, ou 4Cs (Conscientização, Cadastro, Contato, e Coleta).